Eu tô errada ou toda cowgirl tem mania de usar franja?
Como tudo na moda, as franjas já tiveram seus dias de glória. E assim como as peças básicas, frequentemente voltam à cena com uma releitura, inovando. Aplicadas em diferentes formas, materiais, seja em composições mais ousadas ou até nas mais simples. É válido ressaltar que, depois que caíram no gosto do povo, a cada vez mais estão sendo vistas de forma repaginada, muito menos caricata e bem mais glamurosa. Nos dias atuais, ela saiu dos looks dos cowboys e invadiu a cidade. Hoje, nós conhecemos até franjas distrais, mas ela nasceu num ambiente absolutamente rústico. Nas vestimentas das tribos americanas, com o intuito de contribuir na hora das chuvas, pra que a água escorregasse através das franjas, como uma espécie de calha.
Já no ambiente fashion, o primeiro nome a dar destaque para as franjas foi ninguém mais, ninguém menos do que Coco Chanel. Na década de 20, ela foi influenciada pelo movimento da boemia. Lançou modelitos curtos, leves, com movimentos que eram arrematados com as franjas. No cinema, as franjas foram marca registrada dos cowboys. Eternizada, por exemplo, através do ator William Cody, no filme Buffalo Bill. Já nos palcos, Janis Joplin e Dolly Parton abusavam do elemento em seus figurinos. Foi na década de 60 que viveu seus dias de glória, quando o estilo folk, sua mistura de elementos com o rock e o rústico, despertou o desejo dos jovens e se tornou um item indispensável. Passou pelos indígenas e por diversos movimentos, como o rock, o hippie e na moda country.
Ela chegou na década de 70, quando foram incorporadas nas jaquetas de couro e nas botas. Eu acho mágico que a moda country é uma miscelânea de tudo. Buscamos referências e inspirações nas mais diversas décadas. E assim vamos criando uma identidade autoral e única. Misturar tendências acaba resultando em looks super fashionistas, mas cuidado, é importantíssimo saber equilibrar. E por falar em fashionistas, para as cowgirls do movimento, as franjas são imprescindíveis. Independentes estão em alta no mundo da moda ou não. Ela faz parte da nossa identidade. Eu arrisco até a dizer que o exagero passa pertinho da gente às vezes, né? Mas assim, quem liga? Elas são lindas e, ó, a trend está com tudo e volta com força no inverno desse 2024. De uma forma super versátil e democrática, se adaptando a todos os estilos.
Nos Estados Unidos, muitos cowboys são adeptos da franja até hoje, sabia? E para você que ainda não se sente segura de usar franjas, aposte em looks monocromáticos. Assim, você vai conseguir neutralizar essa franja e trazer movimento para sua composição. Ou comece através dos acessórios, como bolsas, cintos, brincos e por aí vai. Para mim, o item perfeito com franja são as jaquetas, como essa aqui que é meu uniforme. Eu quase nunca tiro. Ela é impecável, valoriza o look básico e traz glamour para as composições mais elaboradas. Ela vai ser um item atemporal para o seu closet da vida. Agora me conta aqui nos comentários se você gosta de usar e abusar das franjas nas suas composições ou ainda acha o item muito espalhafatoso e não se sente segura pra inserir as franjas nos seus looks.
Disponível em Video: https://www.instagram.com/reel/C3ygF0VxbZX/?utm_source=ig_web_copy_link.com%2Fgabigobo%2F



