Mas que a girl de verdade não pode usar shorts e bota. Tá no ar o Closet Country. Essa e mais milhares de afirmações absurdas eu escuto por aqui há quase 10 anos.
Foi por isso, inclusive, que eu resolvi me formar como consultora de imagem e estilo pra falar com embasamento sobre essas dúvidas e julgamentos tão corriqueiros. Você sabia que pra moda, country é um movimento e não um estilo? E dentro desse movimento nós temos os nossos gostos pessoais, comidas, músicas, esportes, hobbies e por aí vai. Mas quando o assunto é estilo pra moda, existem sete, os sete estilos universais e é aí que a coisa muda de figura.
São eles, o tradicional, o elegante, o criativo, o dramático, o romântico, o esportivo e o sexy. Eles foram definidos na década de 80 pela americana Alice Persons, depois de uma análise de padrões e características de consumo que refletem diretamente no interesse dos consumidores. Cada um desses estilos universais possuem peças-chave características e transmitem diferentes mensagens pro mundo.
Aquele velho ditado que uma imagem vale mais do que mil palavras ou que a sua roupa define quem você é. E é por isso que existem cowgirls tão tradicionais e outras que fogem de um padrão estipulado por sabe-se lá quem. Afinal, o ato de se vestir nada mais é do que uma forma de se expressar. Pode ser também a nossa linguagem, o ato de se vestir.
Através das suas roupas você passa uma mensagem pro mundo. E o mais legal é saber que na maioria das vezes nós somos a combinação de dois ou mais desses sete estilos universais. Eu, por exemplo, tenho o meu lado criativo predominante.
Dá pra ver pelo chapéu laranja e pelas roupas que eu uso. Eu tenho uma pitada também do esportivo, um quê do sexy e do romântico. Ele aparece às vezes nas minhas roupas também.
E ao longo da vida é normal que a gente se transforme, a gente mude os nossos gostos e isso reflete diretamente no nosso estilo também. Tá bom, Gabi, mas o que isso tem a ver com a tal da bota com os shorts do começo do vídeo? Bom, amiga, além do julgamento do meio que a gente vive, que já criticou demais essa combinação, hoje até que aceita melhor, né? Ela reflete a personalidade de uma cowgirl que tinha um pezinho ali no estilo criativo ou talvez no esportivo. Não dá pra saber de cara.
Mas o fato é que ela reconheceu a sua personalidade. Quebrou padrões e usou pela primeira vez um shorts e uma bota. Tão simples, né? Nada como uma mulher confiante pra motivar outras mulheres. Não é mesmo? Um beijo, amiga, e até o próximo Closet Country.



