E você tá aí, bravíssima, porque seu estilo virou tendência e tá tudo caro.
Você já reparou que, quando um estilo vira tendência, ele também fica caro? Será que a moda encarece aquilo que era acessível? Ou será que sempre foi assim e a gente só percebe quando a etiqueta pesa? Polêmico, né? O borro e o western, por exemplo, eram estilos autênticos, nascidos da cultura e estilos de vida de grupos específicos. Mas, quando viraram tendência global, aparentemente, os preços explodiram. Quem lembra quando franjas e couro eram sinônimos de vida simples e livre? E agora, em certas lojas, custam pequenas fortunas. E o pior é quando a gente não está falando de couro, mas o preço é equivalente.
O estilo borro tem suas raízes no movimento hip dos anos 60 e 70, quando peças artesanais e fluidas eram símbolos da contracultura. Já o western vem diretamente da cultura counter-americana, do funcional ao fashion. Mas, quando estilistas de luxo começaram a transformar essas referências em coleções milionárias, tudo mudou. Hoje, grifes como Ralph Lauren, Dior, Valentino e Louis Vuitton exploram o western em suas coleções, bem como o borro, que virou febre principalmente nas fast fashions. E os preços? Mais uma vez, quando a gente fala de valores, no mercado da moda, o céu é o limite. E aí, qual o lado bom e ruim disso? Por um lado, eu vejo que a moda impulsiona o reconhecimento cultural e a qualidade das peças. Mais pessoas conhecem e aderem ao estilo, facilitando seu acesso.
É o tal do furar a bolha, né? Porém, a valorização comercial pode distorcer o significado original e encarecer o estilo. Se por um lado, algumas peças ficam mais caras, por outro lado, a globalização do estilo trouxe muito mais opções pro mercado. Enquanto antes a gente só encontrava as peças em lojas especializadas no interior, hoje está super fácil de encontrar o nosso estilo em fast fashion e nos grandes centros. Mas será que essa variedade financeira distancia o público do estilo original? Agora temos mais marcas, materiais diferentes e, por consequência, preços diversos. É fato que o estilo ficou democrático. Por outro lado, essa democratização, por vezes, tira a essência do estilo original. O bolo, com suas raízes artesanais, hoje já é mais industrializado. E o autêntico western pode ser que seja uma tendência passageira para algumas marcas. E agora eu quero saber a sua opinião. Quando um estilo virar uma moda global, ele perde a sua essência e encarece? Ou isso já faz parte do jogo e você aproveita essa onda de novas oportunidades? Deixe aqui nos comentários.
Disponível em video: https://www.instagram.com/p/DIsCNsegBUL/



