Você sabe o que é alfaiataria e como compor no seu estilo?
O termo alfaiataria vem ganhando destaque no universo da moda. Seja um clássico, vem se democratizando e ganhando espaço até no closet das cowgirls. Mas você sabe o que alfaiataria significa e como trazer essa essência pras suas composições? Pra deixar tudo mais fácil, a gente vai fazer o caminho inverso e eu vou te falar o que não é alfaiataria. Não é um estilo pessoal, não é uma peça de roupa, não é alta costura e o principal, alfaiataria não é um tecido. Tudo começou há séculos atrás com os alfaiates e o trabalho impecável de fazer roupas na medida ideal dos seus clientes.
confeccionados a partir de diversos tecidos, mas em sua maioria tecidos planos. E o grande diferencial da alfaiataria está no corte. E é por isso também que uma calça de alfaiataria é diferente de uma calça social. Por exemplo, o caimento da alfaiataria respeita a anatomia do corpo. Sem perder o movimento, com cortes invisíveis. Forro, simetria, barra invisível, pregas, são algumas das características da alfaiataria. Uma curiosidade é que até 1675, apenas os homens poderiam ser alfaiates. As mulheres poderiam trabalhar apenas auxiliando esses homens. Depois de anos e anos observando esses homens trabalharem, que elas então se tornariam aptas ao trabalho de alfaiataria. No século XX, um grande marco pra história da moda aconteceu, que foi quando as mulheres passaram a usar alfaiataria com os famosos tailleurs.
E agora esse corte vem ganhando espaço nos closets das cowgirls, fazendo uma conexão harmoniosa com peças mais rústicas e pesadas. Trazendo um contraponto de equilíbrio com toda a elegância e alinhamento que carrega a alfaiataria. Com a evolução têxtil, o trabalho dos alfaiates foi ampliado. E esse tipo de peça pode ser encontrado com mais facilidades em lojas e marcas. E também em diversos tecidos. Mas é importantíssimo ressaltar que a essência da alfaiataria está nos cortes e acabamento. Ou seja, a versão que praticamos agora é uma versão mais moderna, natural. se afasta do tradicional. O trabalho do alfaiate se aproximava muito ao de um artesão, fazendo peças direcionadas para cada cliente. Então, quando a gente transforma isso numa tendência e ele alcança as fast fashion, por exemplo, é claro que essa essência vai se dissolvendo um pouco.
Mas como ser uma cowgirl e usar alfaiataria? Não tem segredo. A grande sacada, como eu falei, é usar o equilíbrio. É muito simples brincar com as texturas. Usar um blazer com uma calça jeans. um colete com saia, incrementar a bota nessa composição, por que não? Naturalmente, a alfaiataria vai trazer certa elegância pro seu look e subir o nível dessa composição. Eu acho belíssimo e com certeza vai trazer aquela sofisticação que você tá buscando pro seu look. Eu já sei que marcas como Zenz Western e Miss Country do nosso universo já estão trabalhando nos seus lançamentos peças que carregam a essência da alfaiataria. E facilmente você vai encontrar esses cortes nas fast fashion, porque a técnica milenar virou trend. Mas e você, já usa alfaiataria? Já conhecia o seu real significado ou achava que era um tecido?
Disponível em Video: https://www.instagram.com/reel/C9bEQlhRQzK/?utm_source=ig_web_copy_link



