Edit Template

A festa do peão de Barretos e a sua influência na moda country nacional #EP29 – Especial Barretos #01

O que a maior festa do peão da América Latina tem a ver com o seu closet?
Sem dúvidas, atualmente o tradicional parque do peão se tornou uma das passarelas com a maior miscelânea de looks, conectando todas as vertentes do universo country. Afinal, a festa tem espaço para os mais diversos estilos, recebendo desde a cowgirl mais tradicional até a mais moderna. Mas, para isso, muita história, evolução e transformação aconteceram nesses quase 70 anos de festa de peão. Você sabia que o primeiro rodeio que aconteceu no Brasil foi em 1947? E foi realizado embaixo de uma lona de circo? Imagina só, para hoje ser reconhecido como referência cultural sertaneja. A primeira edição de Barretos aconteceu oficialmente em 1956.

E em 1964, o evento foi declarado como de utilidade pública e oficializado por lei estadual. Barretos já era uma cidade boiadeira. Lá eram feitas as paradas durante o transporte de gado. E graças a um grupo batizado de Os Independentes, as coisas começaram a mudar e evoluir. Com o passar dos anos, a festa ganhou um recinto enorme. Pelo ícone Oscar Niemeyer, foi desenvolvido um estádio de rodeio com capacidade para receber 35 mil pessoas sentadas. E o mais curioso para mim foi saber que só em 1973 a modalidade de montaria em touros chegou em Barretos. E detalhe, apenas como exibição, sem premiação. E somente 10 anos depois, com a internacionalização do rodeio, que a modalidade chegou oficialmente para o nosso Barretão. Tá bom, mas o que a moda tem a ver com isso?

Essa transformação começou pelas vestimentas dos competidores, os peões, que até o começo da década de 80 usavam bombacha, guaiaca e lenços no pescoço. Digamos que um cowboy com influência gaúcha. Tudo mudou quando, sob influência americana, as bombachas foram substituídas pelos jeans mais justos e a guaiaca pelo cinto e fivela. Sem dúvidas, essa estética também influenciou uma geração e reverbera até hoje nas nossas vestimentas. Barretos é a maior festa do peão da América Latina. Já foi palco de gravação de novela, viveu e fez parte de momentos históricos e, é claro, recebe pessoas do mundo inteiro. Ou seja, os mais diversos estilos também são vistos por lá. A festa do peão acaba sendo, naturalmente, uma vitrine repleta de autenticidade e tradição. Um mix de cores, botas, chapéus e fivelas que representam não só o movimento, mas o indivíduo no seu habitat natural. A gente sabe que, em 2024, a Cowboy Corps tomou conta das passarelas, das fast fashions, dos shoppings. Mas essa trend busca oxigênio nas arenas mais importantes do mundo. E Barretos é uma delas. E aí eu te pergunto: você sabe o que usar ou não usar na maior festa do peão da América Latina?

Disponível em video: https://www.instagram.com/reel/C9tMVzJxYkj/?utm_source=ig_web_copy_link

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabriela Gobo

Idealizadora do Closet Country, apaixonada por moda e pela comunicação

Newslatter

Receba nossas atualizações

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2025 Created – Closet Country