Edit Template

O #oversized cabe na moda country? #EP43

Será que a modelagem oversized é pra você?
Você conhece esse estilo carinhosamente chamado de over? Sabe como montar um look estiloso e na medida com ele? Estamos falando da modelagem oversized, aquela que não marca o corpo. São peças mais amplas que vieram pra quebrar as regras tradicionais, valorizando estilo e conforto. Ela passa a impressão de que você comprou uma peça alguns números maior que o seu, mas é proposital pra composição que você vai construir. A história dessa modelagem começa ali na década de 20 e 30, quando a moda começou a dar os seus primeiros passos para desconstruir padrões. As roupas apertadas e mais estruturadas começaram a perder espaço para modelagens um pouco mais largas, vestidos menos estruturados e um pouco mais fluidos.

E foi nos anos 80 que a modelagem se consolidou como uma tendência fashion, quando estilistas como George Armani inseriram oversized nas passarelas, através de blazers com os ombros mais largos e uma alfaiataria um pouco mais solta, simbolizando poder e liberdade. Esse estilo acabou influenciando também a moda de rua e movimentos de subcultura urbana. Nos anos 90, com a chegada do hip-hop, ícones da época usavam roupas muito largas, como camisas, camisetas e calças jeans, tendo aí uma nova estética de autenticidade. Até hoje, marcas como Balenciaga revisitam Oversized, que acabou trazendo a modelagem mais ampla também para a alta costura, numa leitura absolutamente conceitual e maximalista. Não é nada difícil encontrar a moda Oversized nas fast fashions, por exemplo, porque esse mix de medidas veio para ficar e quebrar padrões.

O modo de desafiar o tradicionalismo está cada vez mais em alta. O Oversized virou um símbolo de estilo e individualidade, e na primavera de 2025 essa tendência chega ainda mais forte. E você já sabe como usar o oversized a seu favor? Você pode combinar uma camisa mais ampla com shorts um pouco mais slim ou de alfaiataria; um vestido bem leve oversized com cinto pra dar uma equilibrada; uma jaqueta oversized pode dar o tom pra um look super básico. E por que não trabalhar estampas como as florais, que vêm super em alta na nova estação? E sem dúvidas, dá pra manter o nosso talk country muito mais moderno e nada óbvio. A chave pra usar o oversized é equilibrar proporções. Ter peças que valorizam o seu estilo, mas sem exagerar nas camadas.

Invista no tamanho correto, até do oversized, pra não ficar too much. Assim, sua silhueta pode ficar desproporcional. E, ao invés de trazer o ar de estiloso, pode trazer um ar de desleixo para sua composição. O mix de modelagem e acessório pode te ajudar muito nessa harmonia. E fica tranquila, porque a modelagem oversized é uma escolha super versátil. Ela se adapta a diversos estilos e contextos da moda. Para mim, é uma carta na manga quando eu tenho um look mais básico e quero dar uma incrementada. Quero trazer um elemento visual, eu insiro uma peça um pouco mais larga, fora ali do meu padrão, que tenha essa estética oversized e já dá aquele toque fashionista que eu estava procurando. Ah, e usar o oversized só porque tá na moda, sem considerar se combina com o seu estilo ou não, não é nenhuma possibilidade, ok? Mas tá liberado se aventurar. Agora é adaptar essa tendência ao seu estilo e arrasar nas composições mais improváveis. Mas e você? Já é adepta das modelagens mais amplas? Deixa aqui nos comentários.

Disponível em video: https://www.instagram.com/p/DB7Yhtsxmwt/

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabriela Gobo

Idealizadora do Closet Country, apaixonada por moda e pela comunicação

Newslatter

Receba nossas atualizações

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2025 Created – Closet Country