Edit Template

Em alta ou só nas toalhas de mesa? #EP42

Pra você, a estampa xadrez está em alta ou fica boa só nas toalhas de mesa mesmo?
Se tem uma estampa que atravessa gerações e continua se reinventando para conquistar o seu espaço na moda, é o xadrez. Ele divide opiniões, tem o poder de salvar ou acabar com o look, mas hoje a gente vai mergulhar na história dessa padronagem icônica e descobrir como ela pode ser a sua aliada na próxima estação. O xadrez, conhecido pelas suas origens como tartan, surgiu na Escócia, no século XVI, sendo usado para identificar clãs familiares. Ele carregava não só beleza, mas também significado cultural e status social. Ele é formado por um padrão de linhas horizontais e verticais que se cruzam, formando quadrados em diferentes cores.

E, por ser uma padronagem que trabalha cores e linhas, é facilmente confundido com seus primos da moda, como, por exemplo, a príncipe de Gales e a mais queridinha, a Vichy. Muito delicada e romântica, composta por quadrados pequenos e uniformes, ela ficou famosa na França nos anos 50. Enquanto o xadrez é bem robusto e tradicional, o Vichy carrega um ar romântico e retrô. Um fato curioso é que um dos motivos da sua popularização foi o casamento de Brigitte Bardot. Acredita que ela usou a estampa Vichy para se casar? E depois disso, a estampa virou queridinha de muitas. Olha aí a influência sempre presente nas nossas vidas, principalmente na moda. O xadrez, especialmente o buffalo check, com quadrados maiores, contrastando cores como, por exemplo, preto e vermelho, é historicamente associado a roupas de trabalho, no campo e em fazendas.

No século 19, lenhadores e fazendeiros usavam camisas de flanela com a estampa xadrez como uma ferramenta de trabalho. Elas eram grossas e serviam para esquentar e proteger. O visual acabou sendo incorporado ao universo rural e, por consequência, ao estilo country. E agora, na primavera-verão de 2025, o xadrez volta com tudo e mais uma vez repaginado, de uma forma mais leve e descomplicada. A aposta é que veremos a estampa em tons pastel, looks oversized misturados com outras estampas como, por exemplo, os maxi florais, que estão super em alta, e até as listras finas. Uma dica pra arrasar nessa estação? Aposte em peças-chave! Como camisas xadrez abertas sobre vestidos mais fluidos ou em acessórios como bolsas e lenços. A clássica combinação com camisa xadrez e jeans e o que mais, atualmente, permitir.

Ele é atemporal, versátil e cheio de histórias. Ao longo dos anos, foi adaptado para estilos mais urbanos e fashion, mas ainda carrega suas conexões com as origens rurais. A moda country frequentemente revisita tendências, resgata elementos tradicionais e reinterpreta de uma forma mais contemporânea. Ela conecta a tradição rural ao presente, mantendo-se como um dos elementos mais representativos e versáteis ao longo dos anos. Mas e você, me conta, já conhecia esses diferentes tipos de xadrez? Já está preparada para tirar a poeira daquela camisa que está aí no cantinho do seu closet e arrasar na próxima estação? Deixe aqui nos comentários.

Disponível em video: https://www.instagram.com/p/DBpW8YzycbI/

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabriela Gobo

Idealizadora do Closet Country, apaixonada por moda e pela comunicação

Newslatter

Receba nossas atualizações

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

© 2025 Created – Closet Country