A pegada artesanal que saiu das tribos indígenas para o closet das cowgirls. Você conhece o estilo Navarro?
Tenho certeza que você já escutou, pelo menos uma vez, alguém dizendo que aquela é uma estampa Navarro. Mas você sabe o que isso significa? Voltando um pouco no tempo, os Navarros são povos indígenas, originários de regiões da América do Norte, fazendo divisa entre o Novo México e o Arizona. E até os dias atuais, as tribos Navarros ainda se encontram nos Estados Unidos, espalhadas por três estados diferentes. E o mais legal é que eles fazem questão de perpetuar a sua tradição, transmitindo a sua cultura de geração em geração. Tradicionalmente, na hora de se vestir, o estilo Navarro trabalha um mix de texturas, estampas e miçangas.
Contrasta crochê com couro, franjas, lãs e até penas. Usa e abusa dos característicos desenhos geométricos e são ricos em estamparias. As cores mais características são laranja, vermelho e turquesa. Esse último muitas vezes presente nas tão famosas pedras naturais, que serviam não só como adornos, mas também como amuletos. Olha só que interessante! As tribos Navarro acreditam que as joias na cintura podem proteger os órgãos. Já os colares representam a jornada da vida. Mas, quando foi que essa conexão com o universo Western aconteceu? Pela influência da colonização, bem como a conexão com o uso do couro na vestimenta, que foram essenciais para que a proximidade entre os estilos acontecesse. O rústico, somado ao traço artesanal, dá um toque ainda mais especial para as composições.
A grande confirmação dessa conexão equilibrada foi ver a influência Western e indígena chegando nas passarelas de Louis Vuitton no início desse 2024. A gente fez um episódio especial para esse superlançamento. Tá aqui no feed, se você ainda não viu. Além da estamparia, couros e franjas, elementos de destaque como as fivelas brilharam nesse desfile. Essas que foram feitas artesanalmente por artistas indígenas e se tornaram um dos objetos de maior desejo dessa coleção. Até a ambiência do fashion show contou com o cenário de deserto e música dos povos originários. Particularmente, eu amo a conexão dos dois estilos. Juntos, eles deixam a composição com muito mais personalidade. São estilos que visualmente já mostram muito o poder da sua influência. Te ajudam a fugir do básico, mas com uma essência mais tradicional. Vale ressaltar que, na hora de compor o seu look, você pode, sim, fazer uma base super neutra e investir em acessórios com essa pegada, com essa influência navarro. Eu amo! E pode ter certeza que é muito daí que vem a paixão das cowgirls pelo turquesa.
Disponível em video: https://www.instagram.com/reel/C9JFN0AR_GL/?utm_source=ig_web_copy_link



